Dermatologia Cirúrgica
É a área da dermatologia responsável, não apenas pelo tratamento cirúrgico de lesões suspeitas ou malignas, como também de lesões benignas ou dermatoses consideradas inestéticas.
Excisão cirúrgica
A excisão cirúrgica corresponde à retirada da pele com bisturi ou outro instrumento afiado para corte que contém a lesão, podendo ser retiradas lesões benignas, como cistos, pintas, lipomas e malignas, como câncer de pele com margem de segurança que varia conforme o tipo de câncer.
Curetagem
Método que utiliza um instrumento cortante para raspar a pele e remover lesões superficiais, pode ser associado a cauterizações químicas ou eletrocauterizações muito usada no tratamento de molusco contagioso.
Infiltração intralesional
A infiltração intra-lesional consiste na injeção de medicamentos dentro de uma lesão cutânea, como cicatrizes hipertróficas, quelóide e alopecias (queda de cabelo) para o seu tratamento, desta forma, ela atua diretamente no local onde é necessária e a sua ação é mais intensa.
Biopsia
É um procedimento simples, feito no consultório, no qual um pequeno fragmento da pele ou da mucosa é retirado para análise patológica.
As biópsias cutâneas podem ser feitas com um “punch”, por “shaving”, por curetagem ou por excisão com bisturi. Todas as técnicas são precedidas por anestesia local, sem risco para o paciente.
Criocirurgia
A criocirurgia é uma opção terapêutica adequada para tratar tumores cutâneos benignos, pré-malignos ou malignos (câncer de pele), lesões cutâneas pequenas, médias ou grandes, manchas na pele, remoção de verrugas, molusco contagioso, ceratose seborreica, hemangioma, ceratose actínica,
Eletrocauterização
Tratamento de lesões cutâneas com bisturi elétrico ou eletrocautério, promovendo destruição dos tecidos. É muito usada no caso de verrugas virais e algumas lesões queratósicas benignas e pré-malígnas.
Cauterização química
É a aplicação de uma substância cáustica ou ácida sobre uma lesão, com o objetivo de removê-la. Após a aplicação do produto, a lesão fica esbranquiçada e pode arder.