Estrias são cicatrizes que surgem devido à degradação das fibras de colágeno e elastina na pele. Embora seja uma marca considerada comum para muitas mulheres, existem algumas pessoas que ainda encaram essas linhas como um grande incômodo estético no corpo. Para quem pensa em acabar com essas marquinhas, vamos esclarecer tudo sobre o assunto - desde o melhor tratamento, formas de prevenir até mitos e verdades. Veja só!
O que é estria?
As estrias são depressões lineares na pele, que se formam em áreas propensas ao estiramento da pele. Essas marcas surgem na cor avermelhada ou arroxeada. Já as mais antigas são de tonalidade branca, atróficas e com um leve enrugamento.
Por que as estrias surgem?
As estrias são cicatrizes que se formam em áreas propensas à distensão da pele, ou seja, quando há destruição de fibras elásticas e colágenas, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da cútis. Essas fibras são feitas para suportarem um certo limite. Se ele for ultrapassado e elas forem esticadas de forma excessiva, as estrias aparecem.
Onde surgem?
As estrias podem surgir em qualquer lugar do corpo, porém, são mais comuns em lugares que sofrem com o esticamento da pele, como: Braços, barriga, glúteos, coxas, seios e costas.
Quais são os sintomas?
O aspecto das estrias iniciais são lesões lineares rosadas ou arroxeadas, pruriginosas, discretamente elevadas, e na fase tardia, brancas e deprimidas com espessura e largura variáveis.
Quais são os tipos de estria?
Existem dois estágios evolutivos das estrias:
1) Estrias vermelhas, ou arroxeadas, são as mais recentes! Elas aparecem quando a primeira camada da pele é esticada até podermos ver a segunda, a derme, que é cheia de colágeno e vasos, responsáveis pela coloração avermelhada. Elas podem ser tratadas e sua capacidade de se regenerar é grande.
2) Estrias brancas são as mais antigas, atróficas e com um leve enrugamento, indicando que existem já há algum tempo. Elas são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras da pele e essas geralmente respondem pior aos tratamentos.
Quais são as causas da estria?
Não se sabe a causa, mas geralmente essas lesões aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas. Podem ocorrer em situações como: crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteróides tópicos, orais ou injetáveis, anorexia nervosa e fatores genéticos.
Como prevenir a estria?
As estrias devem e podem ser evitadas antes de se instalarem permanentemente. Um cuidado importante é controlar o ganho de peso, evitando que a pele sofra grandes distensões. Então, excluindo a causa genética, as estrias podem ser evitadas com alguns cuidados bem simples:
- É muito importante manter o corpo sempre hidratado com dermocosméticos hidratantes indicados pelo dermatologista;
- Beba cerca de dois litros de água por dia;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Evite a ingestão de doces, gorduras, sal em excesso;
- Invista em uma alimentação balanceada, incluindo frutas, legumes e verduras.
Quais são os tratamentos para acabar com as estrias?
Os tratamentos das estrias requer boa adesão e paciência por parte dos pacientes, mas ao contrário do que muitos pensam é possível amenizar muito o aspecto inestético das estrias.
O ideal é que seja realizado logo que elas surjam, na fase em que são recentes e rosadas pois a cor indica que o tecido não foi totalmente prejudicado e há sangue circulando no local. Já o tratamento das estrias brancas, para dar bons resultados, precisa ser mais intenso e provocar uma agressão na pele para que ela reaja produzindo mais colágeno e elastina, que farão a cicatrização interna das estrias.
Os tratamentos conhecidos podem ser feitos de forma isolada ou em associação, sempre com acompanhamento médico:
1) Cremes com ácido retinóico, ácido glicólico ou com vitamina C;
2) Peelings;
3) Microdermoabrasão;
4) Radiofrequência microagulhada;
5) Luzes e laser
Quando a cirurgia plástica é a solução?
Para quem tem muitas estrias antigas na barriga, fruto de uma ou mais gestações, associadas a um excesso de pele, a abdominoplastia pode resolver o problema!
Se existir flacidez na pele do abdômen e se as estrias estiverem localizadas abaixo do umbigo, a maioria pode ser removida, mas se as estrias estiverem concentradas acima dele, nem todas conseguem ser removidas.
Tirou todas as suas dúvidas sobre as estrias? Entre em contato comigo caso ainda tenha alguma!
Dra. Angela Puccini ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
CRM-MG: 67.064 RQE: 16.642
Comments